Até à pouco tempo eu era uma daqueles pessoas a quem as histórias sobre sobrenatural não diziam nada. No entanto, acabei por gostar imenso da saga escrita por Stephenie Meyer e ultimamente, devido a um passatempo promovido pela Estante de Livros, acabei por ler os primeiros capítulos de “Marcada”. Depois de ler os primeiros capítulos não consegui deixar de ler o resto, de maneira que acabei por procurar a versão inglesa em e-book.
O livro Marcada não é nenhuma obra prima. É mais um livro sobre vampiros direccionado para adolescentes. Zoey, a personagem principal, vive num mundo em que os vampiros vivem lado a lado com os humanos. Quando um humano é marcado, tem que se mudar para a Casa da Noite onde durante três anos irá sofrer uma mudança. Durante esse tempo, ou o corpo resiste e o humano saw torna num vampiro, ou acaba por morrer.
Apesar da escrita ser extremamente simples, sem grandes floreados, as autoras conseguem criar um efeito viciante, porque de certa forma criam todo um mundo novo. Na casa da noite, Zoey frequenta aulas como sociologia dos vampiros, participa em rituais e tem um horário que começa às 8h00 da noite e termina as 3h00 da manhã. Nesse aspecto, o livro acaba por me lembrar J.K. Roling. Mas apenas nesse aspecto, porque as personagens não são nem de longe tão desenvolvidas. A história é nos contada na perspectiva de Zoey, portanto tudo o que sabemos dos demais personagens é a sua percepção. Este livro tem ainda algumas cenas com uma carga mais erótica, o que também não se encontrava no mundo do Harry Potter.
De qualquer forma, acho que é um bom livro para passar um bocado. A série até ao momento é constituída por cinco livros: Marked, Betrayed, Chosen, Untamed e Hunted. Em breve digo qualquer coisa acerca do Betrayed, porque também já o terminei :-p
“Darkness does not always equate to evil, just as light does not always bring good.”