O sonhador

Publicada por Patricia

Este é um pequeno grande livro de Ian McEwan. Assim que o comecei a ler pensei que se o tivesse que comparar com algo que já tivesse lido a escolha recaía em O Principezinho. Neste livro seguimos a visão do mundo de um menino de dez anos, Peter, que passa grande parte do seu tempo perdido nas histórias mirabolantes que acontecem dentro da sua cabeça. A sua visão do mundo faz-nos sorrir e faz-nos recordar a nossa própria maneira de ser com aquela idade. Para mim não é dificil compreender o Peter, eu também fui uma criança que construía constantemente histórias, aliás ainda sou um pouco assim.

6pb57lDeixo duas passagens que achei deliciosas:

"Quanto a estar sozinho, também é uma coisa que não agrada muito aos adultos. Nem sequer gostam que os outros adultos estejam sozinhos. Quando as pessoas estão em grupo, percebe-se o que estão a fazer. Normalmente estão todas a fazer a mesma coisa."

"Sentou-se na cama e pensou nos velhos tempos em que dormira ali. Era uma autêntica criança. Nove anos! Que podia ele saber da vida? Se ao menos aquela pessoa de dez anos pudesse voltar atrás e explicar aquele idiota inocente como as coisas eram..."

2 comentários:

  1. Anónimo disse...

    Ainda só li o "Expiação", que adorei. Definitivamente, tenho de ler mais qualquer coisa deste escritor... Parece-me genial!

  2. Anónimo disse...

    o "Expiação" ainda não tive oportunidade de ler, só vi mesmo o filme que de qualquer forma adorei. Depois das criticas que li do livro, faço sem dúvida tensão de o ler :-)

Enviar um comentário