Absolutamente genial!! Estou a ficar completamente apaixonada pela obra de José Saramago. Por mais estranho que pareça ainda não vi o filme que foi feito acerca deste livro, mas o livro é absolutamente fantástico. As linhas gerais da história já todos conhecem: um homem deixa de ver enquanto espera pelo semáforo verde - é atacado por uma cegueira branca. Rapidamente se percebe que este novo tipo de cegueira é uma epidemia e gradualmente todos cegam, à excepção de uma mulher. O livro relata a desumanidade em que cai a sociedade, traz ao cimo o pior que há em cada um de nós, mostra que não estamos tão longe dos animais quanto julgamos.
A maneira como a descrição é feita, ao estilo que já começo a reconhecer como tão característico do autor é fenomenal. E tenho a dizer que agora tenho mesmo que ver o filme. Acho que foi preciso muita coragem para passar este livro para a grande tela.
Deixo uma frase que resume a essência do livro:
“Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que veêm, Cegos que, vendo, não veêm”.
Realmente é muito boa essa leitura... já o filme não achei uma boa adaptação...rs
=)
Pois, é um problema recorrente das adaptações :-s